11/02/2014 às 13h05m

É possível prevenir a calvície masculina?

Não dá para impedir o processo, mas é possível tratá-lo precocemente

Versão para impressão
Enviar por e-mail

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície masculina, é a maior causa da perda dos cabelos nos homens. A incidência dessa doença é determinada por influências genéticas, sendo que a prevalência mais alta está entre aqueles com ascendência europeia. Apesar de grande impacto psicológico, já estudado em diversas publicações científicas, sabe-se que ainda são poucos os homens que procuram tratamento.

Como ocorre a calvície

Em primeiro lugar, vale a pena explicarmos um conceito fundamental que é o mecanismo através do qual a doença surge e se manifesta. A maior parte das pessoas acredita que os cabelos ficam ralos porque caem mais do que o normal. Isso é um engano muito comum! Na realidade, o que ocorre é que os hormônios masculinos (testosterona e seus derivados) se ligam a receptores próprios que ficam nos pelos, levando à miniaturização dos fios em pacientes geneticamente suscetíveis. Neste sentido, é interessante saber a idade com que os parentes do indivíduo começaram a observar a diminuição dos cabelos. Devemos idealmente intervir antes disso.

Sabemos que as manifestações clínicas da calvície masculina são variáveis e os primeiros sinais podem surgir já na adolescência, com alguns padrões característicos de perda dos cabelos. As "entradas", conhecidas por "alopecia androgenética de padrão bitemporal", constituem a manifestação inicial. Na sequência, ocorre a perda no vértex (topo da cabeça) e na região mediana, preservando o cabelo da área occipital (mais próxima ao pescoço). 

O hormônio di-hidrotestosterona ou DHT pode ser produzido a partir da testosterona circulante, em uma reação química possível graças a uma enzima (proteína que acelera reações químicas) chamada 5-alfa-redutase. A DHT é cinco vezes mais potente que a testosterona e é o hormônio chave no surgimento da alopecia androgenética. O fato de que os receptores para este hormônio não se encontrarem distribuídos igualmente em todo o couro cabeludo explica os padrões de perda de cabelos. 

A miniaturização dos fios é o que leva ao desaparecimento do cabelo em determinada região. No entanto, o exato mecanismo envolvido permanece desconhecido, acredita-se que os hormônios masculinos, através de sua ligação com os receptores localizados nos pelos, levem a uma alteração do crescimento. 

O diagnóstico é essencialmente clínico, ou seja, feito apenas através do exame físico. É importante puxar os cabelos, para diferenciar de outras causas de queda. A dermatoscopia (exame com lente) permite visualizar os pelos diminutos e colabora com esse diagnóstico, sendo útil também no seguimento do paciente. Outros recursos diagnósticos como biospia, tricograma e videodermatoscopia podem ser utilizados, dependendo de cada caso. 

Como tratar?

Diante disso, é importante salientar que existe muito pouco que possa ser feito para prevenir a doença, uma vez que ela é geneticamente determinada. Porém, o tratamento instituído precocemente retarda e até uma discreta melhora o quadro clínico. Portanto, é fundamental que os filhos de pais calvos fiquem atentos e idealmente procurem o dermatologista para iniciar um acompanhamento cerca de 10 anos antes da idade em que seu pai começou a notar a calvície e/ou ao menor sinal de entradas. 

Neste primeiro momento, serão indicadas medicações tópicas como o minoxidil, xampus específicos e loções. Caso seja necessário e o paciente concorde, pode-se lançar mão da finasterida, medicação oral. Salientamos que ambas as drogas citadas estimulam o crescimento do cabelo em alguns homens, mas são mais úteis como prevenção das manifestações clínicas do que como recuperação da calvície. Como a doença é crônica e evolutiva, o tratamento deve ser instituído precocemente e mantido por tempo prolongado. 

Ambas as drogas têm um bom perfil de segurança. O minoxidil, usado a 5%, é uma medicação usada no local, sob a forma de loção capilar, duas vezes ao dia, no couro cabeludo seco. No início, durante os dois primeiros meses, pode haver aumento da queda dos cabelos, que deve ser interpretada como indicativa de boa resposta ao tratamento. O pico de ação ocorre por volta de 16 semanas de uso. Os efeitos colaterais mais comuns são: irritação local, aumento dos pelos em locais indesejados (face e mãos) e taquicardia. 

A finasterida inibe aquela enzima, a 5-alfa-redutase, que é responsável pela conversão de testosterona em DHT. É uma medicação oral, usada originalmente para tratar uma doença da próstata, a hiperplasia prostática benigna. No entanto, por reduzir a DHT circulante, pode produzir aumento significativo e durável do crescimento dos pelos. É mais responsiva para os casos de perda dos cabelos do topo da cabeça e frontal superior, tendo resposta mínima nas regiões temporais e na linha anterior. 

No entanto, o tratamento deve ser continuo porque os benefícios obtidos não são mantidos com a retirada da medicação. Além disso, a doença é progressiva, conforme já dissemos. Como efeitos colaterais, a finasterida pode causar perda de libido, disfunção ejaculatória, aumento das mamas e depressão em um pequeno número de indivíduos. Essas alterações em geral são transitórias, mas há alguns relatos de caso em que essas alterações se tornaram persistentes. 

Nos casos mais avançados, pode ser indicado o transplante capilar. A área doadora é a região occipital, local em que os pelos não possuem receptores hormonais, e, portanto se mantêm apesar dos hormônios circulantes, mesmo quando colocados em outras regiões.

Autor: Paulo Robbert

Tags relacionadas:

Compartilhe:


03/02/2014 às 14h02m - Atualizado 03/02/2014 às 14h26m

Penteados para noivas: especialistas antecipam o que vai 'bombar' em 2014

o glamour está de volta; veja a nossa seleção e inspire-se

Versão para impressão
Enviar por e-mail
image

As noivas que escolhem a praia ou o cenário "casa de campo" para o grande dia, não têm dúvidas: coroa de flores, tranças ou fios soltos são as apostas garantidas no quesito penteado. Não que estas produções não sejam apropriadas e bem charmosas, mas especialistas acreditam que a 'onda setentinha' está com os dias contados em 2014. A tendência em penteados de noivas para este ano é, digamos assim, mais glamurosa: coques volumosos, tranças superestruturadas e topetes 'altíssimos'.

"O look ‘hippie’ com cabelo natural e florzinha discreta não está mais tão em alta. O movimento agora é o resgate ao glamour perdido, a beleza feminina, que pode lançar mão de diversos acessórios para ficar ainda mais bonita", explica a consultora Manoela César, do site Colher de Chá Noivas.

Mas o que significa, na prática, resgatar o glamour perdido? "Cabelos trabalhados, estruturados e com acessórios mais luxuosos como fascinators e tiaras. Os penteados com ares vintage, com topetes, também seguem em alta. E para quem curte os fios soltos, a tendência é usá-los de forma mais trabalhada, com ondas definidas e acessórios imponentes", diz Manoela.

Tendências em acessórios

Com a volta do luxo e glamour na beleza das noivas, os acessórios também ganham mais destaque. Saem as flores e entram os véus longos, batizado de Julieta como o que a top Kate Moss escolheu para o seu casamento, fascinators, tiaras com pedrarias, headbands, lenços e até chapéus.

Por Constança Sabença
Fonte: www.gnt.com.br

Autor: Paulo Robbert

Tags relacionadas: Penteados, Penteados para noivas, Tendências

Compartilhe:


Perfil

As dicas que farão a sua cabeça estão aqui. Sempre com novidades a um clique de você. Confira já

Paulo Robbert Beauty & Harmony - Praia de Icaraí, 267, loja 101, Icaraí, Niterói
Telefone: 2711-8204 / 2610-5789 / 2714-4052

Todos os direitos reservados a
Paulo Robbert & Harmony

Desenvolvido por